por Cida Silva
Você quer ter uma liderança positiva? Confira dez dicas que o ajudarão a alcançá-la.
1. Atrair – Recrutar e selecionar pessoas com conhecimento, habilidades e atitudes positivas é papel do líder, porém só se consegue talentos para o time se a empresa e as lideranças tiverem valores fortes para passar adiante.
2. Treinar – O treinamento da equipe deve ser algo constante, semelhante ao ato de tomar banho ou escovar os dentes, ou seja, deve se tornar hábito. E o principal treinador deverá ser o líder através de seus exemplos e de recursos, como vídeos, simulação de situações reais, palestras e cursos tanto internos como externos.
3. Acompanhar – A equipe jamais deverá trabalhar solta, como um barco à deriva. Cabe ao líder oferecer feedback de valorização, reforçar aquilo que vai bem e corrigir os liderados nos pontos que estão deixando a desejar.
4. Reconhecer – O líder que reconhece o esforço do grupo promovendo e remunerando de forma adequada e justa e respeitando as políticas da empresa, possui mais chances de manter uma equipe coesa.
5. Ter pontualidade – Ser pontual é importante não só para chegar ao local de trabalho, mas para todo e qualquer compromisso, como reuniões, treinamentos, confraternizações, responder e-mails para o grupo, fornecer respostas para as dúvidas e cumprir o que se promete, pois demonstra preocupação do líder com o tempo de si mesmo e dos outros.
6. Fazer marketing pessoal – Cuidados com a apresentação física são fundamentais. Roupas devem ser adequadas ao local de trabalho ou à profissão. Para os homens, barba feita e cabelos cortados. Para as mulheres, vestuário e acessórios discretos de acordo com o cargo e ambiente de trabalho. Lembre-se de que o líder é o espelho da equipe.
7. Delegar – Uma das maneiras de gerar confiança no grupo é delegar tarefas e responsabilidades. Além de fazer isso, esse ato possibilita o crescimento e desenvolvimento dos liderados.
8. Celebrar vitórias – Sempre que uma boa venda for concretizada ou um projeto for concluído vale a pena comemorar. Isso cria motivação e eleva o ânimo da equipe na busca de novas conquistas.
9. Respeitar – Se o líder quer o respeito dos colaboradores, deverá ser o primeiro a dar exemplo. Chamar a atenção dos liderados na frente de outras pessoas, gritar e falar palavrões e ofender com ironia e deboche são práticas que devem ser banidas. Agindo dessa forma, o líder só conseguirá boicotes, desarmonia e falta de equilíbrio emocional em toda a equipe.
10. Respeitar as diferenças – O líder não é um super-homem ou mulher-maravilha. Esses ícones só existem na tela do cinema. Você não é o melhor em tudo. Um bom grupo possui habilidades e experiências diversas que vão complementar aquelas que o líder já tem.
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