quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Retrofit em pavimento de concreto

Saiba como fazer a manutenção preventiva em uma placa de concreto trincada para evitar a progressão desta patologia e prolongar a vida útil do pavimento

Engº. Carlos Gustavo Marcondes - Assessor Técnico Comercial Itambé


 

As trincas e/ou fissuras em pavimentos de concreto no estado endurecido podem se relacionar a diversas causas, recalques da fundação, sobrecargas, falhas dos materiais, fadiga etc. e, dependendo de sua gravidade podem gerar a perda de transferência de carga comprometendo a vida útil do pavimento.

A transferência de carga é a habilidade de uma placa em transferir parte de sua carga para a placa vizinha por meio de barras de aço. A falta ou insuficiência desta transferência origina degraus entre as placas, e conseqüentemente a deteriorização das mesmas, afetando a operação de tráfego.

Segundo a Lei de Sitter, colaborador do CEB – Comitê Euro-International du Béton, os custos relativos às intervenções de manutenção preventiva são substancialmente menores que em casos de manutenção corretiva, os quais crescem em relação aos custos diretos em progressão geométrica, chegando a ser cinco vezes maior.

Mas, como fazer a manutenção preventiva em uma placa de concreto trincada, de forma a evitar a progressão desta patologia e prolongar a vida útil do pavimento?

Uma das maneiras para tratar as trincas em placas de concreto, quando estas estão posicionadas no sentido transversal ao tráfego, é utilizar a técnica de inserção de barras de transferência ou Retrofit, que basicamente é a medida utilizada para restaurar a transferência de carga em um pavimento de concreto.

A inserção de barras de transferência é uma operação na qual são serrados sulcos ou ranhuras nas placas de concreto no sentido perpendicular ao das fissuras transversais e em seguida são inseridas barras, na direção das trilhas de roda interna e externa do tráfego, com a finalidade de restabelecer a transferência de carga.

A primeira etapa é demarcar as ranhuras a serem cortadas com o auxílio de gabarito, após isto se executa a serragem das ranhuras com máquina cortadora de pisos. A profundidade deste corte dependerá da espessura do pavimento, já que as barras de transferência devem ser posicionadas na linha neutra da placa (metade da espessura).

O passo seguinte é providenciar o rompimento do concreto com o auxílio de marteletes pneumáticos, e então fazer a limpeza das ranhuras e aplicação de material que fará a ponte de aderência entre o concreto antigo e o novo.

Após esta preparação, são posicionadas as barras de transferência, e concretadas as ranhuras com graute comercial de alta resistência. Segue-se fazendo a texturização e cura das ranhuras. Por último, são providenciadas a serragem, limpeza e a selagem da fissura para evitar a entrada de agentes agressivos.

A seqüência executiva não é complicada, mas alguns cuidados são necessários. Ao posicionar as barras de transferência certifique-se que as mesmas não ficaram tortas para não comprometer a eficiência da transferência de carga e as barras devem ser engraxadas em uma das extremidades.

As barras de aço devem ser lisas, podendo ser do tipo CA 25. Suas dimensões variam conforme projeto. (Diâmetro de 25 mm a 32 mm e com 50 cm de comprimento).

Deve ser empregado um graute com alta resistência inicial e final e baixa retração, para viabilizar liberação do tráfego no menor prazo possível.

A selagem das fissuras deve ser feita com materiais à base de polímeros que possuam boa capacidade de movimentação, aderência, e durabilidade à ação das intempéries e agentes agressivos (ácidos, óleos, etc.).

A técnica do Retrofit tem sido utilizada pela Itambé no pavimento de concreto que interliga sua fábrica, em Balsa Nova, à mina de calcário, em Campo Largo, com bons resultados. A tratativa promove o aumento da sobrevida no pavimento e evita que a patologia evolua para um reparo profundo, que é mais oneroso e implica na constituição total da placa de concreto.


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