terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O lado bom da adversidade

"A adversidade provavelmente faça mais pelo nosso desenvolvimento do que qualquer outro fator isolado." (Alexander V. Solzhenitsyn)

 

Alguns dos fatores que podem auxiliá-lo a alcançar o sucesso em sua vida podem ser controlados, mas nem todos. Entre os fatores que podem ser controlados acham-se:  o trabalho árduo, metas bem definidas, concentração nos objetivos e a obtenção dos recursos necessários para atingí-los. Mas o fator que produz os mais altos níveis de realização humana talvez seja um fator que não podemos controlar, e que tudo faremos para evitá-lo – a adversidade.

Um grande sucesso tem um alto preço. O que vem de modo fácil geralmente tem pouco valor. Em qualquer atividade, as pessoas de sucesso são as que recusam-se a parar no meio do caminho. Você não chegará ao seu destino sem passar por problemas, e isso não é uma exclusividade sua: todos enfrentam dificuldades. O mundo não é justo; portanto, não se surpreenda se você for tratado injustamente. Todo o mal que o atinge pode ter um, dentre dois possíveis efeitos em sua vida: ou você ficará amargurado ou será aprimorado. As pessoas amarguradas nunca vencem. Decida-se pela outra alternativa, que você, vai se aprimorar. Cada montanha que você escalar só tem a finalidade de torná-lo mais forte. As pessoas bem sucedidas, sempre persistem na realização do seu objetivo, apesar dos reveses e desapontamentos por que tenham de passar.

A águia é considerada uma das aves mais imponentes. Poucas conseguem subir às alturas que ela alcança. Já foi dito que toda natureza teme as tempestades, exceto as águias. Isso é porque as águias sabem que poderão ser levadas a alturas maiores com menos esforço se enfrentarem os ventos contrários com o ângulo correto. Lembre-se: todo vento contrário é uma oportunidade de subir mais, mas você tem que enfrentá-lo com o ângulo certo, ou seja, com a atitude correta.

Um grande engano com respeito a realizar-se numa atividade é a crença de que alguns se tornam pessoas de sucesso porque as circunstâncias lhe foram favoráveis e porque o "grande momento" da sua vida surgiu. Tomando isso como justificativa, muitos se desculpam de seu insucesso; mas crer nisso é um dos principais motivos da sua derrota.


Podemos ter aversão às dificuldades quando elas surgem, mas elas nos tornarão melhores. O escritor russo Alexander V. Solzhenitsyn declarou que até a biologia nos ensina que o bem estar contínuo não é bom para ninguém. A adversidade provavelmente faça mais pelo desenvolvimento do qualquer outro fator isolado. Ela nos ajuda a concentrar a nossa atenção em nosso alvo, a eliminar o supérfluo e a nos dedicar ao que é realmente importante. A adversidade fará com que os realmente dedicados trabalhem ainda mais arduamente, tornando-os assim mais fortes e melhores. Se o sucesso for muito fácil, ficaremos mais fracos. Mesmo sabendo que isso é verdade, e que o nosso propósito é atingir o nosso alvo, não é errado querermos nos livrar dos obstáculos tanto quanto seja possível. É bom evitar problemas desnecessários, mas teremos de ter a determinação de superá-los quando ocorrerem, e deveremos agarrá-los como oportunidades de crescimento.


A gora antes de fazer qualquer coisa, pegue uma folha de papel e responda as seguintes perguntas:


1-Quais são seus objetivos?
2-Do que você precisa para se concentrar nesses objetivos?
3-Há pessoas negativas ao seu redor, que passam mais tempo falando do que está errado do que sobre as oportunidade?
4-Como você vai substituir tais amigos ou associados por pessoas positivas?
5-Que obstáculos você prevê que poderiam impedi-lo de atingir seu objetivo? Como você vai superá-los?

Guarde esse papel. Leia-o todo dia, meditando sobre cada item. Cuide bem dele, porque um dia você vai querer colocá-lo em uma moldura.
 

Texto do livro Fênix, de Daniel C. Luz.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Marcadores

GESTÃO (376) HR (9) MEIO AMBIENTE (12) PISOS (2) SAÚDE (15) TECNOLOGIA DO CONCRETO (360) UTILIDADES (14) VIAGENS (1)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página