quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aprenda a conviver com seus colegas!

Para ser promovido é preciso possuir as qualificações e recursos requeridos para o cargo almejado, estar disponível para a vaga e não comprometer a atual área de trabalho com a recolocação. No entanto, gostaria de acrescentar mais um item nessa lista: a capacidade de se relacionar com outras pessoas.

E não é só para obter uma promoção que precisamos conviver bem, mas para nos mantermos onde estamos e, principalmente, podermos trabalhar em paz. E o que fazer para se relacionar bem com os colegas de trabalho? Em primeiro lugar, é importante tentar conhecer um pouco mais as pessoas com as quais convivemos.

Dessa forma, é possível aprender a lidar com cada uma delas e saber o que dizer, quando e como falar alguma coisa, pois, em geral, os piores problemas de relacionamento surgem porque nos comunicamos mal. Uma palavra na hora errada, um tom mais alto, um olhar inadequado e até mesmo a falta de comunicação podem gerar um enorme atrito com alguém de sua equipe. E depois do estrago feito, é difícil consertar. Então, o melhor a fazer é evitá-lo!

Eis uma descrição dos quatro perfis mais comuns dentro das empresas e como lidar com eles. Você e seus colegas podem ser descritos como rei, guerreiro, mago e amante. E é interessante conseguir identificar o perfil para saber como se comunicar com eles.

Aí, você pode pensar: "Vou ter de decorar cada tipo e saber exatamente como agir com cada um?". Não, mas é preciso parar um pouco para conhecer mais as pessoas e colocar em prática algumas dicas. No começo, pode ser mais difícil, mas, com tempo, vai se tornar natural. Vale a pena investir um pouco do seu tempo para aprender a conviver melhor. Confira uma breve descrição dos perfis e como agir com cada um deles.

» Rei – É o tipo inovador, que inicia projetos e gosta de interagir com os outros, mas não tem paciência para detalhes. Para se comunicar com um colega com essas características, seja genérico, não entre em detalhes. Se for apresentar uma idéia nova, seja breve e mostre as novidades e a criatividade da solução. Mantenha voz e postura alegres e descontraídas.

» Guerreiro – É o perfil realizador, quer obter resultados e estar no comando. Deixe as pessoas com esse tipo sentirem que a situação está sob controle. Coloque-as a par das coisas para mostrar que elas são muito importantes. Fale sempre do que precisa ser alcançado e defina prazos.

» Mago – É o tipo organizador e estruturador. Sempre que for mostrar algo a colegas com essas características, baseie-se em dados exatos, analisados e verificáveis. Mostre gráficos, desenhos, esquemas com detalhes e tenha uma abordagem mais lógica a respeito das coisas. Não cite tanto pessoas, emoções e sentimentos.

» Amante – É o indivíduo integrador, que gosta de gente. Ao se relacionar com esse tipo, não seja apressado, pois para os integrantes desse perfil é muito importante agradar. E, por isso, talvez ele leve um tempo maior para tomar decisões. Conte algo pessoal e saiba que terá um bom ouvinte. Enfatize como o que apresentará será bom para reforçar a união entre as pessoas.

Esses são apenas alguns pontos a serem levados em consideração para melhorar o relacionamento diário com seus colegas. 

Karen Jardzwski

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