- Controle o medo e a insegurança antes de começar a falar com seus
ouvintes. Esses sentimentos são freqüentes e atacam quando você
menos espera. - Estabeleça os objetivos de sua fala, dizendo por que está fazendo a
apresentação. - Pesquise bem o assunto que irá abordar. Mergulhe no tema e tente
estabelecer vínculos com sua própria vivência. Não poupe tempo ou
esforços e obtenha o máximo de dados que puder. - Planeje e organize a apresentação, dividindo-a em: introdução,
desenvolvimento e conclusão. Logo no início da fala, transmita imagem
positiva, aparência adequada e atitude madura e equilibrada, pois a
introdução é o momento em que se conquista e ganha a confiança do
público. - Adéqüe a linguagem ao tipo de público. Não adianta falar bonito ou
utilizar palavras sofisticadas se as pessoas não entenderem. - Lembre-se de que o processo de comunicação é dividido em verbal
e não-verbal e que, segundo pesquisas, a linguagem não-verbal
(expressão facial, corporal e a inflexão da voz) equivale a 93% do
processo de comunicação e a linguagem verbal (palavras) somente
a 7%. - Utilize bem os recursos audiovisuais. Pesquisas revelam que
apresentações são mais efetivas quando são usados recursos visuais
como retroprojetor, projetor multimídia, etc. - Seja simples, mas eficiente.
- Tenha autoconfiança, fale com emoção e acredite em você e no
tema que irá expor. - Fale com entusiasmo sempre.
Anderson Rocha é pesquisador do comportamento humano e
especialista em Comunicação Verbal e Não-verbal, além de professor e
conferencista.
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