terça-feira, 4 de novembro de 2008

4 dicas para garantir o retorno sobre um investimento

Uma das desculpas de não fazer um programa de incentivo para as
vendas é o custo ou a idéia de que não compensa e que, além disso,
não é possível colocá-lo em uma análise comum de Retorno Sobre
Investimento (ROI), pois não se pode quantificar a motivação e o
espírito de equipe.

Confira quatro dicas que podem ajudá-lo a garantir um bom retorno
sobre suas campanhas.

  1. Saiba o que você quer – Mesmo que um programa de
    incentivos tenha diversos benefícios que dificilmente podem
    ser contabilizados, concentre-se no objetivo principal –
    aumentar as vendas, na maioria das vezes –, aprofunde-se
    nele e assegure-se de que você sabe quais são as vendas da
    empresa nesse momento, em quantos por cento quer
    aumentar esse valor e se essa porcentagem vai ser medida em
    reais, unidades vendidas, fatia de mercado, clientes atendidos
    ou lucratividade. São objetivos bem diferentes, por isso você
    precisa deixar absolutamente claro como devem ser analisados.

  2. Não deixe ninguém de fora – Nem só de vendedores vive um
    plano de incentivo de vendas. Existe o pessoal de atendimento
    a clientes, apoio administrativo e outros. Inclua-os e diga a
    eles o que é esperado de cada um.

  3. Analise cenários – O que acontecerá se um cliente desistir da
    compra depois de dois dias? E quanto aos descontos? Eles
    podem acabar com a lucratividade? Antecipe os problemas que
    podem afetar o ROI.

  4. Verifique seu progresso – Não deixe para calcular tudo no fim
    da ação de incentivo. Parciais irão ajudá-lo a tomar decisões
    e deixar a equipe mais motivada.
Bob Nelson

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