vendas é o custo ou a idéia de que não compensa e que, além disso,
não é possível colocá-lo em uma análise comum de Retorno Sobre
Investimento (ROI), pois não se pode quantificar a motivação e o
espírito de equipe.
Confira quatro dicas que podem ajudá-lo a garantir um bom retorno
sobre suas campanhas.
- Saiba o que você quer – Mesmo que um programa de
incentivos tenha diversos benefícios que dificilmente podem
ser contabilizados, concentre-se no objetivo principal –
aumentar as vendas, na maioria das vezes –, aprofunde-se
nele e assegure-se de que você sabe quais são as vendas da
empresa nesse momento, em quantos por cento quer
aumentar esse valor e se essa porcentagem vai ser medida em
reais, unidades vendidas, fatia de mercado, clientes atendidos
ou lucratividade. São objetivos bem diferentes, por isso você
precisa deixar absolutamente claro como devem ser analisados.
- Não deixe ninguém de fora – Nem só de vendedores vive um
plano de incentivo de vendas. Existe o pessoal de atendimento
a clientes, apoio administrativo e outros. Inclua-os e diga a
eles o que é esperado de cada um.
- Analise cenários – O que acontecerá se um cliente desistir da
compra depois de dois dias? E quanto aos descontos? Eles
podem acabar com a lucratividade? Antecipe os problemas que
podem afetar o ROI.
- Verifique seu progresso – Não deixe para calcular tudo no fim
da ação de incentivo. Parciais irão ajudá-lo a tomar decisões
e deixar a equipe mais motivada.
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