Pequenas coisas podem fazer a diferença
Você está sempre procurando um tempo para sentar e ler um livro, brincar um pouco com as crianças, pegar um cineminha ou terminar de pintar aquele quadro que começou no início do ano? Com pequenas atitudes, conseguir mais tempo em nosso dia, pode ser uma tarefa simples. Vamos ver algumas dicas que podem ajudar você a arranjar um tempinho extra.
1. Acostume-se a utilizar Listas de Memória. A idéia é criar algumas listas principais, relacionadas às atividades que costumamos realizar em nossa rotina semanal. Estas listas podem estar numa pequena caderneta ou bloco, que deverá estar acessível e sempre com você. Elas podem também ser criadas em sua agenda eletrônica (esta é a forma ideal) ou mesmo celular. A qualquer momento em que você lembrar de algo que precisa ser comprado na farmácia por exemplo, anote em sua Listas de Memória chamada Farmácia. Da próxima vez que entrar numa farmácia saberá exatamente o que comprar, executando a tarefa de forma mais rápida e segura.
Dica: Você pode criar suas listas utilizando o recurso Tarefas ou Anotações, no outlook. Depois poderá imprimir ou ainda sincronizar com seu PDA ou agenda eletrônica
2. Prepare o que vai vestir na noite anterior.Escolher que roupa colocar pela manhã pode fazer você gastar um tempo extra, principalmente se for muito cedo e tiver que fazer isso no escuro, para não acordar ninguém.
3. Programe-se, planeje. Normalmente perdemos muito tempo em nossa vida apenas por não nos programarmos adequadamente.
Podemos ganhar até 1 hora a mais em nosso dia de trabalho, se tivermos um planejamento para nossas atividades de rotina e as tarefas que temos que realizar.
- Tente agrupar compromissos externos em horários próximos, de forma a diminuir o impacto sobre sua produtividade.
- Se estiver na rua(fora do escritório), consulte suas listas de memória e veja se não pode aproveitar para resolver alguma tarefa.
- Dedique pelo menos 15 minutos no final do dia para programar o dia seguinte. Este hábito, além de economizar tempo, ajuda muito na diminuição do seu stress.
- Reserve uma hora na semana para organizar sua mesa e suas coisas. Sexta à tarde pode ser uma boa hora, assim você começa melhor a semana seguinte.
- Aproveite o tempo perdido em salas de espera de consultórios, clientes, aeroportos ou mesmo no trânsito ( se no taxi ou metrô). Tenha sempre em sua pasta ou seu PDA, artigos e relatórios que precisa ler ou ainda outra tarefa que possa ser adiantada.
4. Guarde as coisas no lugar. Seja qual for o motivo de uma coisa ter sido tirada de seu lugar, ela deve sempre voltar pra lá logo após o uso.
Não deve existir lugares temporários para as coisas. Muito tempo é perdido quando precisamos encontrar algo que não está onde deveria.
5. Use uma agenda eletrônica. O ideal é um Smartphone. Com ele você pode concentrar todas as informações num único local. Além de ganhar mobilidade e mais produtividade pessoal, você pode aproveitar momentos "perdidos" (filas, salas de espera, trânsito etc) para executar alguma tarefas, como pesquisa na internet, leitura, planejamento da agenda e muito mais.
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