sábado, 23 de agosto de 2008

Gente é tudo

O capital humano é um dos grandes diferenciais competitivos você já sabe, pois nem se discute mais o valor das pessoas para o sucesso das empresas. O grande desafio para as organizações atuais é criar uma cultura de valor na qual a empresa inspire e engaje seus colaboradores rumo à superação de resultados individuais e coletivos.

Essa é a questão que vem norteando todas as palestras apresentadas na 34ª edição do CONARH, o maior congresso de gestão de pessoas da América Latina, que acontece em São Paulo. Um dos destaques da abertura do evento, na última terça-feira, foi a participação de José Fernando do Valle. Ele é diretor de Recursos Humanos da 3M do Brasil, empresa constantemente citada por inovar em suas práticas de gestão de pessoas.

As novidades começam na forma como o departamento de RH é encarado: trata-se de uma unidade de negócio que presta serviço para toda a empresa, na qual os funcionários são vistos como clientes. Além de facilitar processos internos e alavancar o crescimento da organização, o RH deve ser mensurável e ter retorno de investimento.

Você deve estar pensando que para atingir tais objetivos é necessária a adoção de complexas e sofisticadas ferramentas de gestão de pessoas. Que nada! Apesar de alguns nomes complicados, você vai ver que a simplicidade é, mais uma vez, a garantia da eficiência.

Acompanhe então algumas ações bem-sucedidas do RH da 3M do Brasil que você pode aplicar na sua empresa a partir de hoje:

» Gemba walking – Que tal "passear" pela sua empresa no início do expediente? Esteja onde as pessoas trabalham e veja o que acontece. É uma forma muito eficiente de fazer pequenos ajustes e resolver assuntos que poderiam gerar discussões e reuniões.

» Flash meetings –
Acabe com reuniões monótonas e cansativas. Incentive os encontros rápidos, de 15 ou 30 minutos, no máximo. E se o tempo acabar, uma nova reunião deve ser marcada ao invés de prolongá-la. Também não permita atrasos e dê fim à cultura dos convocados saírem de suas mesas em cima da hora.

» VOE (Voice of the employee) –
Uma das melhores maneiras de conseguir o engajamento de seus colaboradores é dando poder a eles. Lembre que eles entendem muito mais das atividades do dia-a-dia que você, que nunca conseguirá supervisionar tudo e todos, por melhor que seja. Se você quer que as pessoas tomem decisões, tracem estratégias e entreguem resultados, dê poder a elas.

» VOC (Voice of the customer) –
Você ouve seus clientes internos, sabe quais são as necessidades de seus colaboradores? Faça flash meeting com cada um, não em sua sala, mas na estação de trabalho deles. Além de uma atitude louvável, tem um impacto muito positivo e deixa você por dentro de situações que nunca chegariam até você se estivesse fechado em sua sala.

» Standard work for leadership –
Crie um processo de comunicação integrado e eficiente, segundo o qual, todas as manhãs, os colaboradores se reúnem e passam aos supervisores tudo que aconteceu no dia anterior. A supervisão então passará aos gerentes e assim por diante. Além das informações chegarem até você, estimula uma comunicação clara e transparente.

» Celebração –
Não é preciso nenhum termo estrangeiro para lembrar que todas as conquistas devem ser celebradas com seus colaboradores. Reconheça, agradeça, compartilhe os bons momentos. Afinal, os funcionários são sua ferramenta de execução, pois você sabe que sozinho você não dá conta de tudo que precisa ser feito.

» Mecanismos de avaliação de desempenho –
Todos os funcionários devem ser avaliados de tempos em tempos. Os resultados dessas análises de desempenho ajudam a clarificar e justificar planos de sucessão e progresso de carreira em sua empresa.

As ações aplicadas com sucesso na 3M mostram que ouvir os colaboradores e identificar suas necessidades é o grande segredo para inovar no RH. Se você não tem esse departamento em sua empresa, sabe que essa tarefa cabe a você. Por outro lado, o fato de existir uma área de RH não isenta você, líder, de ter mais contato e trocar idéias com seus funcionários. A 3M está aí para provar que todos têm a ganhar com isso.


Um grande abraço e até lá,

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança

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