Em boca fechada não entra mosca", diz o ditado popular. "Mas também não entra comida", digo eu. Ou seja: entrar quieto e sair calado pode ser uma boa estratégia para não dizer bobagens, mas, com certeza, não é uma boa prática de Marketing Pessoal. É preciso falar. É preciso se manifestar! É preciso dizer o que se pensa! Se você não fala, não se manifesta, não toma posição, ninguém nunca vai saber o que você representa. Você nunca vai representar alguma coisa na cabeça das pessoas. Muito bem. Então o negócio é falar, falar, falar, falar... Valfrido Canavieira, o personagem criado e representado por Chico Anysio, prefeito de Chico City, era um político que fazia discursos cheios de promessas que nem ele mesmo pretendia cumprir. Sempre iniciava seus "pronunciamentos" com um bordão "profundo": "Palavras são palavras, nada mais que palavras". Sabemos, no entanto, que palavras são muito mais do que palavras. É preciso muita atenção no tratamento dessa ferramenta. É preciso a consciência da importância que as palavras assumem quando mal utilizadas. Existe uma frase (proferida pelo personagem Barry Champlain, no filme Talk Radio, do cineasta norte-americano Oliver Stone) que ilustra muito bem a importância de o que se diz e de como se diz, para o processo de comunicação entre as pessoas. A frase é a seguinte: "Paus e pedras podem causar ferimentos graves, mas as palavras podem causar danos irreversíveis". O Marketing Pessoal é uma necessidade fundamental para quase todas as pessoas. As modernas tecnologias de comunicação e a relativa facilidade com que uma pessoa pode expor a si próprio ou as suas idéias gerou um paradoxo genial: todo mundo pode aparecer mais do que se podia aparecer no passado e isso faz com que todo mundo desapareça no meio de uma multidão de gente aparecendo. Criou-se uma coisificação insuportável que transforma cada um de nós em pequenos grãos de areia no meio de um enorme deserto. É uma sensação meio estressante, mas não é o fim. Trata-se apenas do processo de ajustamento da humanidade para um novo momento, uma nova era: a era da comunicação eletrônica total, a comunicação com a velocidade da luz. Mas, para quem pensa que tudo mudou, que tudo o que se sabia sobre relacionamento entre pessoas perdeu a validade e que estamos num irreversível processo de esvaziamento, eu tenho boas notícias: a natureza humana continua igual. As mesmas virtudes e os mesmos defeitos que construíram e destruíram mitos, heróis e bandidos continuam presentes naquilo que há de melhor na humanidade. A natureza humana. Isto significa que os sentimentos e os processos internos de entendimento, compreensão, registro de mágoas, sofrimentos, amor, ódio, perdão... tudo continua do mesmo jeito que sempre foi. Nada disso foi afetado pela vertiginosidade dos nossos tempos. Nada disso entrou no turbilhão da velocidade da luz. O Marketing Pessoal, em menor ou maior grau implica relação entre pessoas. E, na relação entre pessoas, as palavras ditas ainda têm uma força descomunal: a força da interação. As palavras são elos fundamentais para o processo de troca de sentimentos. Muita gente acha que não precisa se preocupar tanto assim com o que diz ou como diz as coisas. Esquece que as pessoas não vêm com uma tecla "Del" ou "Back Space". Esquece que uma informação a mais pode ser recebida e absorvida por uma pessoa, mas não pode ser sobreposta a uma informação anterior (isto só é possível nos computadores). As pessoas, por terem uma memória praticamente ilimitada, não perdem nenhum registro, não esquecem nada. A menos que seja uma coisa sem importância. Assim sendo, qualquer pessoa que deseja desenvolver uma estratégia eficiente de Marketing Pessoal, seja para fins políticos, profissionais ou pessoais, precisa se dar conta de que "cuidar da língua" continua a ser uma necessidade vital. É preciso desenvolver técnicas de concentração e autocontrole para caminhar nesta floresta. Não se pode sair por aí, dizendo tudo o que se pensa, da maneira que nos vêm à "telha". O nosso corpo talvez tenha cicatrizes físicas cujas causas já foram totalmente esquecidas. Mas as causas das cicatrizes que ficam no espírito, decorrentes de coisas desagradáveis que nos foram ditas, essas não são esquecidas nunca. Políticos em reta final de campanha, empresários em processo de concorrência importante, executivos em disputa por posições, atletas no calor de competições, amantes no vulcão das paixões... parem, respirem e pensem antes de dizer qualquer coisa. As palavras importantes, quando não são ditas, fazem falta para o resultado que se procura. Mas, quando são ditas na hora errada, para a pessoa errada ou da maneira errada, podem provocar desastres cujos resultados serão sentidos por muitos e muitos anos. Palavras são armas poderosas que devem ser usadas com cuidado e atenção. Para atingir o alvo sem causar danos ao próprio usuário.
Nada disto. Falar demais atrapalha mais do que ajuda. Palavras são instrumentos de transporte para intenções e sentimentos.
domingo, 13 de julho de 2008
Incontinência Verbal
Extraído do livro "MARKETING PESSOAL E IMAGEM PÚBLICA", página 117.
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