quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Executivos globalizados vão mais longe

O mercado quer profissionais completos em todos os sentidos, ou seja, cursos de formação, especialização e línguas já não bastam. O que as empresas buscam são executivos globalizados – e por "globalizados" não se entende viajados e com cursos no exterior. Um executivo globalizado de verdade tem bagagem cultural conquistada ao longo da vida.
 
Qualificação profissional sozinha não sustenta executivos de carreira internacional. Para terem sucesso no Brasil, em multinacionais, ou no exterior, os profissionais devem ser qualificados culturalmente em relação ao comportamento. "Acostumados a transitar entre diversas culturas, precisam estar atentos não somente ao que diz respeito à sua área de atuação, outros idiomas, mas também aos pequenos gestos de comportamento de cada lugar, conhecer algumas regras básicas de cada país, como política, culinária e cultura local – conhecimento que pode facilitar o relacionamento com outros executivos", explica Gutemberg de Macedo, diretor do Instituto Gutemberg.

Os executivos brasileiros ainda são provincianos em determinadas questões, não conhecem os preceitos básicos de alguns países que visitam, muitas vezes debochando da cultura local sem nem ao menos tê-la vivenciado. "Alguns executivos viajam a trabalho sem conhecimento da história local, informações básicas que estão nos noticiários diariamente", diz Gutemberg. "Não sabem se o país já passou por uma crise econômica", afirma.

É comum o indivíduo interagir com pessoas de diversas partes do mundo, por meio da tecnologia. Então, não precisa ser complicado conhecer, por exemplo, os pilares da empresa em que atua, como a corporação funciona em outros países, quais são as políticas implementadas.

Para Gutemberg, a diversidade cultural global não é um slogan, mas sim uma realidade diária do ambiente de trabalho. Ela afeta a maneira como se interage com as pessoas ao redor.

Como se manter globalizado 
É preciso pensar de maneira global. Saber o que acontece além das fronteiras do país e avaliar as ameaças e as oportunidades em potencial. Uma significativa parcela de profissionais está desinformada a respeito dos países com os quais desenvolve negócios. Ela não conhece a sua história, suas leis, costumes, sistema político, etc.

É essencial ser curioso, adaptável e aprender a viver com a incerteza e a ambiguidade. Compreender que a economia é, ao mesmo tempo, nacional e global; aceitar que as pessoas são as mesmas, mas diferentes; respeitar outras culturas, mantendo-se, ao mesmo tempo, fiel aos valores; buscar o alinhamento da equipe de trabalho, mas tolerar diferentes opiniões; ser assertivo como indivíduo e promover o trabalho em equipe; usar comunicações virtuais simultaneamente ao aprofundamento de relacionamentos reais; reconhecer que o aprendizado de novos idiomas, apesar de difícil, gera o conforto do conhecimento multicultural.

Aprenda a olhar o mundo com olhos diferentes. Pense não só a respeito das suas visões sobre diferentes etnias, culturas, gastronomia, filosofia, música, literatura, arte, arquitetura e religião. Agindo assim, será considerado um verdadeiro cidadão do mundo – um executivo genuinamente global.

Teste o seu Quociente Cross Cultural (QCC) e identifique se é ou não é um profissional global.

Que jornais ou revistas internacionais você lê diariamente?
Você tem o hábito de ver canais internacionais de TV? Quais são os assuntos que você mais aprecia? 
Com que países você interage em seu trabalho?
Qual é a população desses países?
Qual é o sistema político dominante – monarquia, democracia, ditadura?
Quem são os principais líderes políticos, religiosos, empresariais e acadêmicos desses países?
Quais são as religiões dominantes? Você sabe quais são os princípios que norteiam as suas convicções religiosas?
Qual é o seu Produto Interno Bruto (PIB)?
De que recursos naturais eles dispõem em abundância?
Qual é o nível tecnológico, de desenvolvimento humano e de corrupção desses países?
Você já residiu, estudou ou trabalhou no exterior? Em que países e qual foi a duração de sua permanência?
Você viaja com frequência ao exterior? Quais são os lugares preferidos de visita? Lembre-se de que você não se torna um profissional global simplesmente porque viaja a outros países.
O que você aprendeu durante essas visitas que enriqueceram sua visão global?
Quais são os livros mais importantes sobre globalização que você leu?

Sobre o Instituto Gutemberg – O Instituto Gutemberg promove cursos para desenvolvimento de executivos, em diversas fases de carreira. O Instituto prepara cursos customizados, conduzidos de acordo com a necessidade e conveniência das empresas – in company ou no auditório do próprio instituto.

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