quarta-feira, 28 de julho de 2010

Patologias na alvenaria

Fissuras no topo das paredes em laje exposta a gradiente de temperatura – Diagnóstico: proteção térmica insuficiente na superfície superior da laje; falta de proteção elástica na região de contato entre a viga da laje e a alvenaria.

Fissura horizontal na base da alvenaria – Diagnóstico: devido à ascensão de umidade do solo, as fiadas inferiores expandem-se, cizalhando; destacamento

Destacamento entre alvenaria e estrutura mais rígida – Diagnóstico: contração da alvenaria devido à variação da umidade.

Fissuras no contorno do vão de portas e janelas – Diagnóstico: falta de chumbadores; falta de abrir os chumbadores; concentração demasiada de tensões.

Fissuras a 45º nos cantos dos vãos das portas e janelas – Diagnóstico: falta de vergas sobre os vãos ou de contravergas sob os vãos; falta de prolongar as vergas pelo menos 20 cm para cada lado dos vãos; vergas com altura inferior a 10 cm.

Fissuras, em forma de escada, na parede – Diagnóstico: juntas verticais, dos tijolos, não descontínuas; tijolos mal amarrados; uso de grande quantidade de tijolos não inteiros.

Fissuras nas ligações das alvenarias com os pilares – Diagnóstico: falta de uso de ferro-cabelo; falta de uso de tela eletrosoldada nas paredes externas.

Fissuras nos parapeitos – Diagnóstico: falta de cinta de concreto armado respaldando, com altura mínima de 10 cm.

Microfissuras nas platibandas – Diagnóstico: falta de rufo metálico, com pingadeira; falta de cinta de concreto armado.

Fissuras nas paredes, inclinadas a 45º, em aterros – Diagnóstico: recalques diferenciados da fundação devido a aterro mal compactado; aterro sem drenagem superficial, canaletas; falta de drenagem profunda, drenos.

Fissuras nas paredes, inclinadas a 45º, em recuos – Diagnóstico: infiltração de água nas fundações através de calçadas ou recuos sem impermeabilização.

Fissuras nas paredes, inclinadas a 45º, em vazamentos – Diagnóstico: esgoto entupido; canalização de água tratada, esgoto ou águas pluviais, com vazamento; caixas de inspeção com vazamento.

Fissuras nas paredes, por recalque perto de árvores – Diagnóstico: recalque provocado por contração do solo, devido à retirada de água por vegetação próxima; apodrecimento das raízes de árvores parcialmente retiradas.

Fissura horizontal, na base da parede – Diagnóstico: excessiva deflexão da laje que apóia a parede, por excesso de peso na laje;

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Marcadores

GESTÃO (376) HR (9) MEIO AMBIENTE (12) PISOS (2) SAÚDE (15) TECNOLOGIA DO CONCRETO (360) UTILIDADES (14) VIAGENS (1)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página