segunda-feira, 19 de abril de 2010

6 expressões que nunca devem ser ditas no atendimento

Por Leandro Branquinho
  1. "Se acalme, você está muito nervoso!" – Você, por acaso, já viu isso funcionar em algum lugar? Pedir para a pessoa se acalmar só fará com que ela fique ainda mais nervosa. Deixe-a falar e escute. Com firmeza, diga que a entende e que fará tudo para encontrar a melhor solução.
  2. "Pois não?" – Todas as frases decoradas utilizadas em atendimentos são péssimas. Evite expressões, como: "Prontinho", "Pois não?", "Próximo!", "Qual que é o seu?" (SIC). O ser humano gosta de sentir-se único, especial...
  3. "Isso não é comigo. É em outro departamento" – Nunca passe a culpa para outra pessoa ou para o gerente. Mesmo que não seja sua função, mostre interesse em ajudar. Acompanhe a pessoa até o setor responsável ou, então, escreva em seu cartão o nome e o telefone de quem resolverá e diga: "Pode procurar o encarregado no departamento tal e diga que eu te encaminhei. Qualquer outra dúvida, estarei à sua disposição".
  4. "Sua ligação é muito importante para nós…" – O cliente espera que alguém de verdade o atenda ao telefone. Uma gravação dizendo que a ligação é muito importante ou tocar Pour Elise (aquela musiquinha do caminhão de gás) tem o mesmo efeito de um beliscão bem apertado. Ninguém gosta! Para atender o telefone, coloque gente de carne e osso, gente que se importa e que dá atenção.
  5. "A culpa é sua!" – Todo mundo comete erros! Mas, quando você aponta e culpa um cliente, ele pode sentir-se ofendido e brigar com você. Mostre para ele como utilizar o produto, demonstre interesse em ensinar como é que se faz. E, em vez de dizer que ele cometeu um erro, fale que vai ajudá-lo a encontrar a solução.
  6. "Fique à vontade!" – Grande parte dos vendedores de loja não sabe o que fazer quando um cliente diz: "Não obrigado, estou só dando uma olhadinha". Se a pessoa entrou na loja, ela tem uma vontade, um desejo ou uma necessidade. E o vendedor inteligente descobre o que ela quer por meio de perguntas inteligentes: "É para você mesmo?", "É alguma ocasião especial?" ou "Qual modelo você gosta mais?". E se, mesmo com essas perguntas, a pessoa disser: "Eu só estou olhando!", diga: "Meu nome é (diga seu nome) e estou à sua disposição". Depois, afaste-se um pouco, mas não a abandone.
Leandro Branquinho é vendedor, publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas. Para saber mais sobre ele, acesse o site:http://www.radiovendas.com
 

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Marcadores

GESTÃO (376) HR (9) MEIO AMBIENTE (12) PISOS (2) SAÚDE (15) TECNOLOGIA DO CONCRETO (360) UTILIDADES (14) VIAGENS (1)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página