terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Fôrmas de alumínio para paredes estruturais de concreto armado moldadas no local

Fonte:Revista Téchne
Por Fernando Benigno da Silva


Descrição do sistema

Sistema de fôrmas de alumínio para execução de paredes de concreto armado moldadas no local, como construção de casas, sobrados e edifícios

 

Características

O sistema de fôrmas é constituído por painéis fabricados com perfis estruturais de alumínio e chapas também em alumínio. Suas dimensões variam de acordo com o projeto do cliente. De acordo com a empresa, não existe uma modulação padrão. Os projetos são elaborados caso a caso, e os equipamentos fabricados sob medida, uma vez que os sistemas de fôrmas são vendidos. A largura do painel é limitada, conforme o peso, para que se consiga uma boa produtividade na montagem e desmontagem manuais das fôrmas; em geral o limite é de cerca de 60 cm, porém podem ser construídos módulos maiores.

Os painéis de alumínio são montados manualmente (cada painel pesa menos de 18 kg/m2), já com os vãos para as janelas e portas.

O travamento do sistema de fôrmas é feito a partir de pinos e cunhas, com espaçadores internos reutilizáveis que, além de conferir espaçamento entre as faces das fôrmas, conforme a espessura de projeto da parede, resistem aos esforços atuantes devidos ao empuxo do concreto.

O alinhamento dos painéis é feito com perfis C 7,5 ou peças de "metalon" de 4 cm x 8 cm, com espessura de 3 mm, presos às fôrmas com um alinhador posicionado na união dos painéis.

Os painéis de alumínio não possuem furações para passagem de ancoragens; somente a passagem fina da chapa de ancoragem na emenda dos painéis. Também não possuem rebites, emendas ou marcas na face que faz contato com o concreto, proporcionando um acabamento liso da superfície concretada.

O sistema possui placas de fechamento para os vãos de portas e janelas, como gabaritos. No projeto de gabarito para vão de janela é prevista uma pequena abertura para saída de ar evitando imperfeições na concretagem.

O sistema de fôrmas pode ser empregado para diversos tipos de concreto, como o convencional, leve ou autoadensável. Não possui restrição quanto ao uso de vibrador e, em cerca de 12 horas, o concreto poderá ser desenformado, dependendo de suas características específicas de resistência à compressão e módulo de deformação.

Em sobrados e edifícios de múltiplos pavimentos, a laje pode ser concretada juntamente com as paredes, numa única etapa, ou em ciclos alternados e sucessivos.

O desmoldante recomendado para as fôrmas é à base de água e parafina líquida.

Imagens: divulgação SH Fôrmas
Radier, colocação das telas soldadas, instalações hidráulicas e elétricas
Características técnicas

Espessuras mínimas de paredes
De acordo com a SH Fôrmas, a espessura das paredes de concreto pode variar em razão do cálculo estrutural. A SH informa que há uma tentativa de padronizar em 10 cm a espessura da parede, porém poderão ser elaborados projetos com outras espessuras de paredes. A espessura de 8 cm poderá limitar-se a paredes internas de unidades térreas; as espessuras de 12 cm e 15 cm poderão ser adotadas em prédios mais altos.

Sequência do processo produtivo

 Execução do radier ou outro tipo de fundação definido em projeto
 Colocação de armaduras, prevendo-se gabaritos para ajudar no posicionamento das fôrmas de alumínio
 Instalação dos kits de instalações hidráulicas e elétricas
 Instalação das fôrmas de parede, com gabaritos para as aberturas
 Instalação de fôrmas de laje, quando for o caso
 Concretagem
 Desenforma

Tipo de concreto a ser utilizado

De acordo com a empresa, pode ser utilizado qualquer tipo de concreto, como o convencional, leve ou autoadensável.

Reutilizações

De acordo com a SH Fôrmas, devido às características do material, o número de reutilizações é estimado em 1.000 ao longo da vida útil das fôrmas.

Custo das manutenções ao longo da vida útil das fôrmas

De acordo com a empresa, dependerá de sua utilização e dos cuidados no manuseio na obra, de limpeza, transporte/movimentação e armazenagem. Geralmente, o custo da manutenção é da ordem de 20% da fôrma original, ao longo da vida útil.

Cuidados no manuseio e limpeza

A empresa recomenda a lavagem das fôrmas após cada concretagem, com jatos de água, para evitar que o concreto fique impregnado nas fôrmas, dificultando a sua remoção posterior, bem como o uso de espátulas, embora o tipo a ser utilizado não seja especificado pela empresa. Recomenda também evitar quedas e impactos na superfície de contato.

Imagens: divulgação SH Fôrmas
Montagem das fôrmas para paredes
Imagens: divulgação SH Fôrmas
Imagens: divulgação SH Fôrmas

 

Componentes do sistema

 Fôrmas de alumínio
 Chapas de fechamento para os vãos de janelas e portas
 Espaçadores reutilizáveis em aço SAE 10 1035
 Clipes, pino e cunha para união dos painéis e fixação dos espaçadores e alinhadores 
 Perfis para alinhamento das fôrmas e aprumadores
 Ferramentas para desenformar paredes e lajes (retirada de painéis e espaçadores)
 Console (usado como andaime de trabalho preso à própria fôrma) e poste guarda-corpo para o topo da fôrma

Etapas de produção e indicadores de prazo

O índice de produtividade na montagem das fôrmas de alumínio é de 0,30 hh/m2. Para uma casa com 36 m2 de área, que tenha uma área de fôrma de 200 m2 (considerando as duas faces da parede), a montagem das fôrmas pode ser concluída em um dia, de 10 horas, com uma equipe de sete homens.

Indicações de locais de construção e unidades construídas

O sistema de fôrmas foi disponibilizado ao mercado há dois meses e ainda não tem obra em execução. A primeira entrega do sistema a um cliente da SH deve acontecer até o final de 2009.

Ferramentas e equipamentos necessários para a execução do serviço

 Martelo de poliuretano
 Esquadro
 Prumo de face
 Prumo de centro
 Pequenono pedaços de vergalhão para gabarito das fôrmas
 Escadas

Segurança

O sistema possui um componente específico para a montagem de andaimes suspensos presos à própria fôrma, o console Lumiform SH.

Para montagens em edifícios de multipavimentos deve ser usado o console, que cria uma plataforma de trabalho que permite a montagem segura da fôrma das paredes externas e um guarda-corpo para proteger o nível no topo da fôrma.

O uso de EPI's faz-se necessário quando forem feitos serviços de montagem de fôrmas, concretagem e desenforma, bem como serviços complementares.

Nos trabalhos em alturas superiores a 2,00 m é necessário o uso do cinturão de segurança tipo paraquedista.

Imagens: divulgação SH Fôrmas
Concretagem
Imagens: divulgação SH Fôrmas
Desenforma
Imagens: divulgação SH Fôrmas
Colocação de esquadrias, pintura, telhado e acabamentos

 

Relação dos EPI's necessários:

 Bota de segurança com bico de aço
 Capacete de segurança
 Cinto de segurança com trava-quedas (preso em cabo de aço ou corda de segurança auxiliar)
 Luva de proteção (vinílica, de raspa)
 Óculos de segurança
 Protetor auricular

Controle da qualidade

A SH Fôrmas recomenda que sejam verificados os seguintes aspectos durante a montagem das fôrmas e execução da obra:

 Na etapa inicial, prestar atenção ao nivelamento do radier, de modo a não comprometer o alinhamento e prumo das paredes
 Durante a concretagem do radier, colocar pequenos pedaços de vergalhão de aço que servirão como sustentação e gabarito para o posicionamento das telas soldadas
 Utilizar espaçadores plásticos nas telas de aço e eletrodutos
 Colocar reforço de telas ou barras de aço nas bordas e vãos de portas e janelas
 Em edifícios mais altos, as paredes recebem duas camadas de telas soldadas e reforços verticais nas extremidades, conforme projeto estrutural específico
 As instalações elétricas e hidráulicas devem estar presas à tela soldada, com arame recozido
 Observar as quantidades corretas de pinos, cunhas, alinhadores e aprumadores informadas pela empresa
 Durante a concretagem, distribuir o concreto de maneira uniforme ao longo das paredes, garantindo o preenchimento total das fôrmas e a qualidade de acabamento; em geral é recomendado o uso de vibrador de agulha, com diâmetro compatível com a espessura da parede e cobrimentos de armadura
 Adotar as práticas usuais de controle tecnológico do concreto, com determinação da resistência à compressão na desenforma e massa específica, quando necessário
 A folga máxima entre os painéis de fôrmas (junta entre os painéis) é de 1 mm

 

Imagem: divulgação SH Fôrmas
Componentes do sistema

 

Manutenção

Fôrmas de alumínio

Após cada desenforma, a empresa recomenda que seja feita uma limpeza superficial com jatos de água nas fôrmas para evitar que o concreto se impregne nelas, além da aplicação de desmoldante antes de cada concretagem.

Acessórios

De acordo com a empresa os acessórios têm a mesma previsão de vida útil dos painéis. O que pode ocorrer é a perda de material, pois as peças são de pequenas dimensões; a obra deverá ter cuidado quanto à guarda das peças, principalmente na ocasião da desenforma.

Concreto

As questões relativas à manutenção para cada empreendimento devem constar no manual de uso e manutenção. Os usuários devem ser informados sobre a necessidade de manutenções periódicas. Ao longo da vida útil de projeto pode ser realizada manutenção na estrutura de concreto armado, principalmente quanto à proteção contra corrosão de armaduras. Os ninhos de concretagem que ocorrerem durante a etapa de obra são corrigidos antes do acabamento das paredes.

Imagem: divulgação SH Fôrmas
Montagem
Fotos: divulgação SH Fôrmas
Plataforma de trabalho

 

Vida útil de projeto e prazos de garantia (NBR 15575-1:2008)

Conforme a NBR 15575-1:2008, a vida útil é uma indicação do tempo de vida ou da durabilidade de um edifício e suas partes. A VUP (Vida Útil de Projeto) é definida no projeto do edifício e de suas partes, como uma aproximação da durabilidade desejada pelo usuário, representando uma expressão de caráter econômico de uma exigência do usuário, contemplando custos iniciais, custos de operação e de manutenção ao longo do tempo.

No Brasil, para os edifícios habitacionais, foi adotado, em caráter informativo, o período de 40 anos como vida útil de projeto mínima (VUPmínima) e o período de 60 anos como vida útil de projeto superior (VUPsuperior), sendo que a escolha de um ou outro período cabe aos intervenientes no processo de construção. Para que a vida útil de projeto seja atingida é necessário o emprego de produtos com qualidade compatível, a adoção de processos e técnicas que possibilitem a obtenção da VUP, o cumprimento, por parte do usuário e do condomínio, dos programas de manutenção e das condições de uso previstas. Os aspectos fundamentais de uso e manutenção do edifício e de suas partes normalmente são informados no manual de uso, operação e manutenção do edifício, ou em manuais de fabricantes, sendo que a NBR 5674 é uma referência para definição e realização de programas de manutenção nos edifícios.

Associado à VUP está o prazo de garantia, contado a partir da expedição do Auto de Conclusão ou Habite-se do edifício.

Considerando-se, portanto, os prazos de vida útil mínimo e superior para o edifício habitacional, de 40 e 60 anos, respectivamente, a NBR 15575-1 traz, em caráter informativo, os prazos de VUP e de garantia para paredes estruturais apontados acima.

Preços e formas de comercialização

O orçamento deve ser feito por uma análise detalhada do projeto estrutural do empreendimento, porém, como parâmetro, pode-se utilizar o valor de R$ 1.000,00/m2 para a área de fôrma a ser fornecida à obra. Deve ser considerada a área total de fôrmas para cada face da parede.

A comercialização é feita por venda mercantil, e a SH possui registro junto ao Finame para a comercialização do equipamento.

O sistema construtivo Lumiform SH está disponível apenas para venda. Podendo ser financiado pelo Finame em até 120 meses e juros de 4,5% ao ano em média, dependendo da instituição financeira do cliente.

Os valores e condições variam de acordo com o volume e prazo, e podem ser obtidos diretamente com a empresa.

 

Vida útil e prazos de garantia

Elemento construtivo

VUP (anos)

Prazos de garantia (anos)

Mínimo

Superior

Mínimo

Superior

Paredes estruturais

40

60

5

7,5

Segurança e estabilidade global, estanqueidade de fundações e contenções

Nota: para o nível superior, o prazo de garantia foi acrescido de 50% em relação ao mínimo.

 

Indicadores ambientais

Classificação do resíduo: conforme resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 307 de 05 de julho de 2002, os resíduos podem ser considerados de classe A para concreto e classe B para as fôrmas de alumínio.

Destinação do resíduo: os itens de classe A são destinados a aterros de resíduos da construção civil ou a usinas de reciclagem como agregados. Os resíduos de classe B devem ser reutilizados, reciclados ou encaminhados a áreas de armazenamento temporário para futuro uso ou reciclagem.

Nota: a SH recicla as sobras de alumínio para a fabricação de novos perfis de painéis.

 

Serviço
SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos Ltda.
R. Visconde de Pirajá, 595/1.401 - Ipanema, Rio de Janeiro (RJ) 
22410-003
Tel.: (21) 2512-7676 - 
Fax: (21) 2512-7141
Fábrica: 0800-726-7121
Home page: www.sh.com.br e e-mail: sac@sh.com.br


Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Marcadores

GESTÃO (376) HR (9) MEIO AMBIENTE (12) PISOS (2) SAÚDE (15) TECNOLOGIA DO CONCRETO (360) UTILIDADES (14) VIAGENS (1)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página