sábado, 3 de outubro de 2009

Viva em paz

Descubra a sua maneira de encarar a vida com serenidade
da redação
02/10/2009  
  
Embora em certos momentos ela pareça inatingível, é possível, sim, ter paz interior. E o primeiro passo é desejá-la, prega o professor de Yoga Alexandre Perlingeiro. Segundo ele, aceitar a vida tal como ela está, sem impor muitas condições para a felicidade, é uma forma de ficar em paz com você. E com o mundo. Para conhecer os caminhos que levam à sonhada tranquilidade, o Maisde50 conversou também com o consultor de qualidade de vida, Leandro Buso, e com a professora de Yoga, Maria Paula Brito. Também não resistimos e acrescentamos algumas dicas para você descobrir a sua serenidade. Está tudo aí embaixo. 

Respire profundamente 
Quanto mais longa for a respiração, mais você se sente relaxado. Segundo Perlingeiro, costumamos respirar de forma curta e concentrada na região torácica. Dessa forma, não aproveitamos a capacidade dos pulmões. Para isso, a respiração mais indicada é a abdominal, pelo diafragma. 

Durma 
É importante dormir o tempo necessário para descansar o corpo e a mente. Dormir mal, ou dormir pouco, causa estresse, estafa e afasta o bemestar. 

Reserve horas para o lazer 
Desligar-se do trabalho e das tarefas do dia-a-dia por alguns momentos é fundamental para a qualidade de vida. Cuide das plantas, passeie com a família, leia, veja filmes, enfim, busque atividades que lhe dêem prazer longe das cobranças. 

Faça alguma atividade física
Praticar um exercício é uma forma de aliviar o corpo do estresse do dia-a-dia. De quebra, você também relaxa e coloca para fora os leões que o habitam. Lute, corra, nade, caminhe, dance, brinque! Medite e esqueça do mundo por alguns momentos Reserve diariamente um tempo para descansar a mente. Desconecte-se do mundo e conecte-se a você, ao seu interior. Quem sabe sua paz não está aí, escondida? 

Ocupe a mente quando algum pensamento ruim lhe afligir 
Segundo Buso, para ficar bem com você mesmo é preciso, antes de tudo, dominar o pensamento. Afinal, ele tem um importante papel nisso. E se a sua cabeça é a responsável por tirar a sua paz interior, não adianta pensar em não pensar, porque o cérebro não assimila a palavra não. Logo, você continuará pensando. Faça alguma atividade para se distrair. Vale desde fazer palavras-cruzadas, até arrumar a casa. O importante é não permitir que pensamentos sem importância criem raízes. 

Faça yoga 
Para a professora Maria Paula Brito, não há caminho melhor para encontrar a serenidade interna como fazer yoga. O exercício reúne o trabalho físico e o mental, proporcionando um profundo relaxamento. "É uma busca pelo auto-conhecimento. E quando você se conhece, fica mais fácil se sentir em paz", diz ela. Contacte sua espiritualidade Independentemente da representação que ela tenha para você, tire um tempo e faça essa conexão com algo além de você, que lhe traz fé e força para seguir em frente. 

Ajude os outros 
Seja solidário e gentil com quem está ao seu redor, faça um trabalho social. Estatísticas já comprovaram que as pessoas que prestam algum trabalho voluntário têm índice de mortalidade menor. Contemple o mar E aprenda com ele. Tudo passa. As ondas vão e vêm a todo instante. E assim é a nossa vida. 

Seja positivo 
Compreenda que a forma como você vê o mundo é mais importante do que ele é na realidade. Se você buscar coisas negativas, certamente só encontrará isso. Busque sempre o ângulo positivo de todas as situações. 

Você pode não se identificar com nenhuma dessa dicas. Crie, então, a sua maneira própria. O exercício da busca já vale a pena. E se estamos empenhados em ficar em paz e em espalhar esse estado de espírito, o universo agradece.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Marcadores

GESTÃO (376) HR (9) MEIO AMBIENTE (12) PISOS (2) SAÚDE (15) TECNOLOGIA DO CONCRETO (360) UTILIDADES (14) VIAGENS (1)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página