sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A arte da gestão de pessoas no Cirque du Soleil

Um grupo formado por jovens criadores, empreendedores, artistas, artesãos e pessoas de rua vindos da comunidade. Um desejo de reinventar as artes circenses, criando novas experiências e apresentando espetáculos em todo o mundo. Assim, nasceu o Cirque du Soleil.

Sonho que se transformou em uma das empresas mais rentáveis e admiradas do mundo, além de um dos maiores cases em gestão de pessoas da atualidade. Afinal, são mais de 4 mil colaboradores de 40 nacionalidades e 25 idiomas diferentes.

Uma das maiores necessidades era alinhar a avaliação de todos os colaboradores à cultura da companhia, mas isso só aconteceu quando o processo foi baseado nos valores da empresa. Com a participação dos funcionários, chegou-se a cinco atributos, que hoje refletem a essência de tudo que é o Cirque du Soleil. Além disso, permitem que tanto colaboradores quanto executivos trabalhem de forma unificada e sejam avaliados da mesma maneira.

  • Apaixonado – Para permanecer inovador e continuar fascinando o público, a paixão é essencial tanto nos bastidores como em cena, sob os toldos e também nos estúdios, oficinas e escritórios. Diante dos desafios e obstáculos, a paixão é o mecanismo que faz as ideias brotarem, os projetos ganharem forma e o circo se tornar o Cirque.
  • Responsável – O sucesso do Cirque depende da contribuição de cada um, mas ela só conduzirá ao sucesso se for feita de forma responsável. Negar os limites do possível é ir sempre mais longe, porém respeitando a integridade, saúde e segurança dos outros.
  • Comprometido – Demonstrar todos os dias, em todas as ações e no relacionamento com as outras pessoas que respeitar a cultura e os valores da companhia é estar comprometido com a instituição e com os colegas.
  • Participante da equipe – O crescimento do Cirque continua e, com ele, vem o aumento de colaboradores de origens e culturas diferentes. Para vencer os desafios, que ainda estão por vir, é preciso mais que nunca combinar as forças, estabelecer pontes e sempre manter os canais de comunicação abertos para que a diversidade continue sendo um diferencial competitivo.
  • Criativo – Desde o início, os desafios são o coração e o pulmão do Cirque. O desejo de negar os limites e constantemente reinventar faz com que a empresa, hoje, seja um modelo no mundo dos negócios.

¿Que tal seguir o exemplo do Cirque du Soleil e rever a forma de avaliar seus colaboradores?

¿Será que o que você espera de cada um está alinhado com os valores da sua empresa?

A cultura de sua organização pode não ser a mesma do Cirque, porém isso não o impede de colocar em prática as lições da companhia que hoje é uma das maiores referências universais em liderança e gestão de pessoas.

Falando, agora, a respeito do que se espera hoje dos funcionários e como são trabalhados os cinco atributos em cada nível hierárquico. Acompanhe-os:

Colaboradores, técnicos e profissionais:

  • Questionam-se sobre os processos e maneiras existentes de executar as tarefas com o objetivo de aprimorá-las e simplificá-las.
  • Identificam os problemas e trazem soluções para eliminá-los.
  • Fazem trocas e estão abertos a novas ideias ou maneiras de fazer.
  • Não hesitam em propor soluções criativas, imaginativas ou práticas para melhorar seu trabalho ou o da equipe.
  • Participam da avaliação dos trabalhos, impactos e riscos da implementação de novas soluções sobre sua atuação e de seu grupo.

Supervisores e chefes:

  • Ouvem, organizam e estimulam ideias que podem oferecer um valor agregado ao seu setor, seja em performance, eficiência, agilidade ou qualquer outro aspecto.
  • Reforçam o partilhar de ideias em sua equipe e com os outros grupos.
  • Apoiam a busca e a implementação de soluções mais favoráveis, sempre organizando a avaliação dos trabalhos, impactos e riscos.
  • Mostram distanciamento para analisar os desafios e encontrar respostas mais apropriadas.

Executivos:

  • Adotam perspectivas diferentes e ideias inovadoras para levar a instituição mais longe.
  • Apoiam a pesquisa e a implementação de soluções mais favoráveis em todos os setores da organização.
  • Estimulam a audácia e a decisão pelo risco, tolerando os erros em limites razoáveis.
  • Tiram seus colaboradores de sua área de conforto para favorecer a renovação e a abertura.
  • Elaboram estratégias e planos de ação, apoiando-se num diagnóstico sólido e factual da situação.

A cultura de sua companhia pode ser diferente da do Cirque du Soleil. Entretanto, isso não impede que vocês lembrem-se de:

  • Demonstrar por meio de paixão e ações o desejo de contribuir para o sucesso da empresa.
  • Ser responsável pelos seus resultados e pelo impacto do seu trabalho sobre o resultado dos outros.
  • Mostrar através de suas ações e relacionamento com os outros que está comprometido e respeita a cultura e os valores da companhia.
  • Construir e manter uma relação de confiança e colaboração com seus colegas.
  • Visar a excelência, propondo e praticando ações que permitam à empresa ser mais ágil e eficiente.

Depois, é só se preparar para colher os louros do sucesso, assim como faz o Cirque du Soleil.

Cleverson Uliana

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