domingo, 23 de novembro de 2008

¿Você sabe ouvir?

Uma das melhores maneiras de conquistar a atenção das pessoas é ouvir o que elas têm a dizer. Fazendo isso, você se torna bom de conversa e consegue obter as informações que deseja.

No livro Como Conquistar as Pessoas, da editora Sextante, Allan e Bárbara Pease afirmam que uma pessoa fascinante para conversar é aquela que ouve com atenção o que os outros falam: "40% das pessoas que vão ao consultório médico o fazem porque precisam de alguém que as ouçam e não por estarem doentes." Em nosso dia-a-dia, seja com colegas de trabalho, familiares ou amigos, também é fundamental ouvir. Só assim podemos saber mais sobre as pessoas com as quais convivemos, entendê-las e conquistá-las.

Você já percebeu como é raro encontrar alguém que realmente esteja disposto a nos ouvir? Em compensação, há muita gente que não pára de falar. Com quais pessoas você desenvolve mais laços e tem mais prazer em conversar? Certamente, com aquelas que lhe deixam falar e prestam atenção no que ouvem! Então, pense em você: tem ouvido ou falado mais? Se quer ter relacionamentos melhores com seus colegas, amigos, familiares e chefes, confira, a seguir, cinco dicas que estão no livro de Allan e Bárbara Pease sobre como ouvir melhor.

5 regras do bom ouvinte

Ouça "ativamente" – Ouvir ativamente é um modo excepcional de encorajar o outro a continuar falando e assegurá-lo de que você está prestando atenção ao que ele lhe conta. Basta parafrasear o que a pessoa falar, começando com a palavra "você". Se o cliente disser, por exemplo, "Minha empresa tem 1,2 mil funcionários, então é muito difícil me destacar", o vendedor deve dizer "Você está se sentido frustrado".

Use breves expressões de encorajamento – Quando a outra pessoa estiver falando, encoraje-a a prosseguir, usando breves expressões de encorajamento, como: "Entendo", "Conte-me mais".

Mantenha contato visual – Fixe o olhar no outro durante todo o tempo em que ele o fizer. Imitar o olhar do interlocutor cria empatia.

Incline-se em direção à pessoa com quem estiver conversando – Costumamos afastar o corpo de indivíduos que não gostamos ou que nos entediam. Incline-se para frente, pois isso demonstra interesse.

Não interrompa, atenha-se ao assunto – Evite o impulso de mudar de assunto. Deixe a pessoa terminar de falar.

Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação

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