13 de agosto de 2008 às 00:07
Da redação:www.administradores.com.br
Para alguns, é frescura; para outros, essencial. Mais do que qualquer coisa, é questão de educação. As regras de etiqueta ajudam em qualquer situação e nos tiram de muitas saias justas. No trabalho, não é (e nem deve ser) diferente. Elas não estão em manuais ou em contratos, mas devem ser conhecidas e presentes no dia-a-dia de toda empresa.
Falar ao celular; bater papo com os amigos; usar roupas mais curtas no verão; fazer um lanchinho no meio da tarde. ¿Nada de absurdo, certo? Errado, quando se está no seu ambiente de trabalho. Além de incomodar algumas pessoas, esses hábitos podem fazer com que sua imagem fique comprometida dentro do escritório.
Você é o que você veste! Portanto, cuidado na hora de se arrumar para ir trabalhar. Algumas empresas são tolerantes quanto as vestimentas de seus funcionários, mas não se deve abusar. Evitar roupas decotadas e curtas é uma dica valiosa. "A pessoa que vai trabalhar mostrando as pernas, com a cinturinha apertada ou com o peito meio de fora está passando uma mensagem: 'eu sou gostosa'", explica a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo.
¿Existe coisa mais irritante do que o toque do celular em uma reunião? Não mesmo! Evite, pois, utilizar essa quase extensão do corpo humano quando estiver trabalhando. "Se tiverem uma daquelas músicas fofas ou toques altos, pior ainda. Uma alternativa para não passar por esse constrangimento é mantê-lo sempre no modo silencioso", sugere a também consultora de etiqueta, Doris Azevedo.
Seja pontual. Não há nada mais indelicado do que deixar os outros a sua espera. E no trabalho, então, mais do falta de educação, essa atitude transparece irresponsabilidade e desleixo. Se for chegar atrasado, avise. "Uma das vantagens de você ser pontual é que você acaba tendo tempo de se recompor e se arrumar. Mas o sujeito atrasado, não. Pode reparar que ele está sempre esbaforido, descabelado", comenta Matarazzo.
Modere sua intimidade com os colegas de trabalho. Evite ficar conversando sobre sua vida particular nos corredores da empresa. Essa atitude faz de você um tipo de personagem mal visto e indiscreto no escritório. Melhor é esperar a hora do cafezinho ou do almoço para pôr o papo em dia.
Modere também o tipo de linguagem utilizada para se comunicar. Nada de e-mails informais, uso de apelidos ou falta de assinatura nas mensagens eletrônicas. Tudo bem que no dia-a-dia todo mundo comete deslizes com a língua, porém, quando o assunto é trabalho, vale a pena dar uma polida no vocabulário, se policiando para não abusar das gírias, e retomar as lições de ortografia e de gramática quando surgirem dúvidas. Afinal, é o seu emprego e a sua capacidade que estão em jogo.
Tome cuidado com o tom de sua voz e evite falar alto. Lembre-se que existem pessoas compartilhando o espaço de trabalho e que você pode estar incomodando-as com o volume exagerado de suas conversas. Policie-se com relação a isso.
Por fim, a dica clássica e sempre funcional: Seja educado, sempre! Sorria e diga "bom dia", diga "por favor" e "obrigado" e diga "até amanhã" aos seus colegas, porteiros, manobristas, telefonistas, faxineiros e chefes. Faz toda diferença!
Da redação:www.administradores.com.br
Para alguns, é frescura; para outros, essencial. Mais do que qualquer coisa, é questão de educação. As regras de etiqueta ajudam em qualquer situação e nos tiram de muitas saias justas. No trabalho, não é (e nem deve ser) diferente. Elas não estão em manuais ou em contratos, mas devem ser conhecidas e presentes no dia-a-dia de toda empresa.
Falar ao celular; bater papo com os amigos; usar roupas mais curtas no verão; fazer um lanchinho no meio da tarde. ¿Nada de absurdo, certo? Errado, quando se está no seu ambiente de trabalho. Além de incomodar algumas pessoas, esses hábitos podem fazer com que sua imagem fique comprometida dentro do escritório.
Você é o que você veste! Portanto, cuidado na hora de se arrumar para ir trabalhar. Algumas empresas são tolerantes quanto as vestimentas de seus funcionários, mas não se deve abusar. Evitar roupas decotadas e curtas é uma dica valiosa. "A pessoa que vai trabalhar mostrando as pernas, com a cinturinha apertada ou com o peito meio de fora está passando uma mensagem: 'eu sou gostosa'", explica a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo.
¿Existe coisa mais irritante do que o toque do celular em uma reunião? Não mesmo! Evite, pois, utilizar essa quase extensão do corpo humano quando estiver trabalhando. "Se tiverem uma daquelas músicas fofas ou toques altos, pior ainda. Uma alternativa para não passar por esse constrangimento é mantê-lo sempre no modo silencioso", sugere a também consultora de etiqueta, Doris Azevedo.
Seja pontual. Não há nada mais indelicado do que deixar os outros a sua espera. E no trabalho, então, mais do falta de educação, essa atitude transparece irresponsabilidade e desleixo. Se for chegar atrasado, avise. "Uma das vantagens de você ser pontual é que você acaba tendo tempo de se recompor e se arrumar. Mas o sujeito atrasado, não. Pode reparar que ele está sempre esbaforido, descabelado", comenta Matarazzo.
Modere sua intimidade com os colegas de trabalho. Evite ficar conversando sobre sua vida particular nos corredores da empresa. Essa atitude faz de você um tipo de personagem mal visto e indiscreto no escritório. Melhor é esperar a hora do cafezinho ou do almoço para pôr o papo em dia.
Modere também o tipo de linguagem utilizada para se comunicar. Nada de e-mails informais, uso de apelidos ou falta de assinatura nas mensagens eletrônicas. Tudo bem que no dia-a-dia todo mundo comete deslizes com a língua, porém, quando o assunto é trabalho, vale a pena dar uma polida no vocabulário, se policiando para não abusar das gírias, e retomar as lições de ortografia e de gramática quando surgirem dúvidas. Afinal, é o seu emprego e a sua capacidade que estão em jogo.
Tome cuidado com o tom de sua voz e evite falar alto. Lembre-se que existem pessoas compartilhando o espaço de trabalho e que você pode estar incomodando-as com o volume exagerado de suas conversas. Policie-se com relação a isso.
Por fim, a dica clássica e sempre funcional: Seja educado, sempre! Sorria e diga "bom dia", diga "por favor" e "obrigado" e diga "até amanhã" aos seus colegas, porteiros, manobristas, telefonistas, faxineiros e chefes. Faz toda diferença!
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