¿Você é como muitas pessoas que vivem deixando para depois aquilo que sabem, deveria ser feito hoje?
Todos nós em algum momento atrasamos ou deixamos de fazer alguma tarefa ou cumprir uma programação, mas se isto vem ocorrendo com você de forma freqüente, bom, talvez você seja vítima da síndrome da procrastinação. A palavra crastinus vem do latim e significa "o que diz respeito ao amanhã". Procrastinar é deixar para depois o que deveria ser feito agora. Esta é uma situação que incomoda milhares de pessoas em todo o mundo. Aceitar os desafios que a vida nos apresenta, pode nos garantir uma vida mais longa e produtiva do que viver se estressando com as coisas que tem para fazer e nunca tomar atitudes direcionadas a cumprir objetivos.
Algumas dicas abaixo podem ajudar a não nos tornarmos procrastinadores:
1. Organize-se
- Quando possuímos um sistema de agenda eficiente, isso ajuda no bom gerenciamento do nosso tempo, e executar as tarefas e compromissos a que nos propomos torna-se uma atividade muito mais simples.
2. Planeje
- Crie o hábito de planejar o seu dia e sua semana. Isto vai permitir que você lide de forma muito mais natural com suas responsabilidades.
Leve sua agenda sempre com você. Anote tudo que precisa fazer imediatamente. Reveja frequentemente sua agenda e sua lista de tarefas.
Se uma coisa não pode ser feita hoje, não há problemas, simplesmente reagende, consciente de que você tem o controle sobre sua vida.
Toda sexta-feira no final da tarde reveja sua programação para a semana seguinte.
3. Você sabe como comer um Boi inteiro?
- Em pequenos pedaços, é claro. Da mesma forma, grandes tarefas devem ser divididas em outras menores, para que possam ser executadas. Quando isto não é feito, a tendência é que deixemos para depois.
4. Não deixe o bezerrinho virar um Boi
- Procure executar as tarefas o quanto antes, enquanto elas são pequenas. Arrumar a papelada em cima da sua mesa hoje, pode levar alguns minutos. A mesma papelada daqui a uma semana já vai necessitar de 1 ou 2 horas para ser colocada em ordem, e se deixar para o final do mês, aí pode ser necessário 1 ou 2 dias, o que certamente fará com que você continue deixando para depois esta atividade.
5. "just do it"
- Comece o quanto antes. Algumas coisas ficam mais fáceis de fazer se não ficarmos pensando muito. Uma tarefa que parece chata ou complicada pode mudar de figura depois que a iniciamos.
6. Deixe a tarefa mais agradável
- Coloque sua música favorita, vá para um lugar agradável, compre um pacote de chocolate (mas só coma conforme vá cumprindo as etapas que determinou, como recompensa).
7. "Pendure-se" em alguém não procrastinador
- Convide alguém para ajudá-lo ou monitorá-lo naquela tarefa. Peça para esta pessoa enviar emails ou ligar para lembrá-lo a não sair do trilho e continuar até que termine o que determinou.
Finalmente, muito cuidado para a procrastinação na sua vida não virar doença? Quer fazer um teste?
Mantenha uma caneta vermelha ao seu alcance. A cada vez que você pegar num documento ou papel, (daquela pilha que fica em cima da sua mesa por ex.) faça um ponto vermelho na parte superior direita. Depois de algum tempo verifique quantos pontos aparecem em cada papel (daqueles, que continuam naquela pilha) sem que nada tenha sido feito. São vários pontinhos vermelhos? (tente fazer a mesma coisa marcando seus emails).
Isto é Sarampo Corporativo meu amigo. Proteja-se, você pode estar contaminado!
Organize-se, você pode!
José Luiz S.Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário