quarta-feira, 15 de julho de 2009

6 mitos que levam ao fracasso em vendas

  1. Bom vendedor já nasce feito – É uma concepção totalmente errada, pois o profissional de vendas pode perfeitamente ser desenvolvido.
  2. Meu produto se vende sozinho – Isso funcionou no passado, quando um bom produto era privilégio de poucas empresas, sendo um diferencial competitivo importante. Com a concorrência acirrada de hoje, ou as companhias têm produtos de qualidade ou ficam fora da briga, pois qualidade é exigência do mercado.
  3. Cliente tem de comprar qualquer coisa – Vender não é apenas fazer o consumidor levar qualquer produto como se fosse um troféu conquistado em uma competição em que o profissional de vendas sempre precisa vencer.
  4. Venda é tarefa que compete somente aos vendedores – No mercado moderno e competitivo, se não houver perfeita sintonia no trabalho de equipe, empresa alguma terá sucesso. Todos na companhia têm de ser vendedores, demonstrando pronta disposição e vontade de servir rapidamente aos clientes.
  5. Não se deve mexer em time que está ganhando – Se a equipe continua motivada e produtiva, com certeza não precisa mexer. Mas será que é possível conseguir isso por muito tempo?
  6. Cliente é chato e sempre quer ter razão – Esse foi um direito que ele conquistou depois de ter se sujeitado por bastante tempo às exigências das empresas. É melhor ter vários consumidores chatos e exigentes, mas comprando e pagando bem, que ficar com a mercadoria no estoque.
Antônio de Pádua Braúna Braga é engenheiro agrônomo, especializado em vendas, além de consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relações com clientes, com mais de 30 anos de experiência.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Marcadores

GESTÃO (376) HR (9) MEIO AMBIENTE (12) PISOS (2) SAÚDE (15) TECNOLOGIA DO CONCRETO (360) UTILIDADES (14) VIAGENS (1)

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página